sábado, 10 de agosto de 2019

C4D PHYSICAL RENDER VS RESHIFT 3D VS OCTANE: MINHAS CONSIDERAÇÕES .


A algum tempo resolvi testar a “renderização” da cena abaixo em alguns motores de render. É uma cena simples, com duas arvores do plugin Forester, um plano para representar a agua, e dois outros planos para servir de cenário.  Elegi para esse teste o Octane render da Otoy, este acelerando via GPU, o Redshift 3d, esse também acelerado via GPU e o Physical render do próprio cinema 4d.



Physical Render
Physical render: Temos que admitir, os passos para a configuração são incrivelmente rápido comparados os outros renderizadores, o tempo de preparação (preenchimento do CACHE) e o render final propriamente dito, também são muito rápidos. Mas no quesito qualidade final. Pode vemos ver alguns aspectos deixando a desejar, comparando com as outras duas imagens, observe a estranheza no desfoque da linha do horizonte, sem falar na falta de um SSS de qualidade nas folhas. 


Redshift 3d Render

Redshift 3d Render: É um renderizador surpreendente, principalmente na última versão lançada. A dificuldade de configuração foi moderada, desfoque (DOF) da cena ficou aceitável, matérias também, é possível ver o sutil toque do SSS nas folhas, reflexos na agua estão “cool”. O tempo de render foi demorado na GTX 760, obviamente ela está a anos luz de ser top de linha, mas aqui fale ressaltar que a demora observada não foi no render em si, mas nos 12min exaustivos da preparação! (preenchimento do CACHE).

Octane Render

Octane render: Agora vamos falar do queridinho dos artistas que povoam o instagram. A cena é de tirar o chapéu! Sem duvida, desfoque incrivelmente natura! Sombras, reflexos... mesmo que 512. Max. Sample do "Direct Lighting", não consiga limpar totalmente a imagem, deixando entrever ruído principalmente nas áreas de sombra, ao contrário do que pareceria apenas lendo a descrição,  a um certo charme natural nesses pixels, como aqueles presentes nas fotografias impressas. Mas nem tudo são flores, durante a configuração do render houve diversos travamento e instabilidade total do sistema, travando inclusive o cursor do mouse! Após muito trabalho, descobrir que deletando as partes da geometria da cena que não apareceriam no render acelerava o processo de preparação de render, mas não livrou dos travamentos total do sistema, felizmente não demorou tanto.  Observando, foi possível notar que o problema ocorreu na criação automática do cache, o curioso é que no render do IPR, mesmo na resolução total do projeto, o problema não ocorria. Pela minha experiência, atribuo o problema a pouca memoria da GTX 760(2GB), e inclusive do meu sistema, que por hora, está apenas com 8GB, talvez também seja uma limitação da versão “OctaneRender 3.07”. enfim, após tudo corrigido e configurado, o tempo de render não levou mais que 5 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário